Quem sou eu

Minha foto
FOI ESTUDANTE DE QUÍMICA, NUTRIÇÃO E DE ENFERMAGEM, ATUALMENTE ESTUDA MEDICINA . TENTO SER O MAIS JUSTO POSSÍVEL, SOU AMIGO E VERDADEIRO. ENGLISH: WAS STUDENT OF CHEMISTRY, NUTRITION AND NURSING CURRENTLY STUDYNG MEDICINE.TRY TO BE FAIR, I AM A TRUE FRIEND. ESPAÑOL: ERA ESTUDIANTE DE QUIMICA, NUTRICION Y ENFERMERÍA EN LA ACTUALIDAD ES ESTUDIANTE DE MEDICINA. EN MI VIDA YO BUSCO SER LO MÁS JUSTO POSIBLE, YO SOY UN VERDADERO AMIGO.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

CONTO: MINHA MÃE, MINHA VIDA

Teresina, 02 de maio de 2009
Autor: Dário Heider Viveiros de Abreu*

Conto:
Minha Mãe, minha vida

Era mais um daqueles dias quentes em Teresina, apesar do inverno forte que assolava o estado. O rio Poty e Parnaíba cheios, quase transbordando na região central, e eu voltando da faculdade nas minhas asas brancas, feliz, apesar das adversidades da vida. De repente um barulho, um choque, sabe lá. O ônibus para. Quebrou? Ta vivo? Como pode acontecer isso no meio de uma ponte?
É interessante que, a maior parte das coisas que fazemos é para agradar pessoas que amamos, eu, por exemplo, não saberia viver sem minha mãe, e falo sério,se ela vier a falecer sei que não suportarei também. E ai o cara morreu? Ta vivo? Ah! Que bom, o cara parece que não morreu. Meu Deus como a vida é frágil. Minha avó sempre diz que, “a morte vem é pra quem ta vivo”, e é mesmo, ela tem razão; quanto sangue derramado; a cor vermelha não me agrada, o sangue no chão, ai, as dores enormes. O que aconteceu?
Não sei como pode acontecer um acidente no meio de uma ponte, e tão grave. Parece que o carro caiu da ponte; ainda não entendi direito. Como foi isso? Hei! Você viu? Que povo mal educado não respondem o que perguntamos. Deixa pra lá. Agora tenho que ir para casa a pé.
Todos os dias a mesma coisa, faculdade, trabalhos, sonhos; tenho que realizar meus sonhos o mais rápido, ajudar minha mãe que só pode contar comigo. Tenho que confessar algo, algo que detesto muito, é tomar banho em dias frios como os que estão em Teresina e o pior, às cinco e quarenta da manhã para ir a faculdade sem falar em acordar cedo, bem cedo, mas é necessário.
A volta da faculdade para casa parece sempre tão semelhante, todos os dias a mesma coisa, como se fosse um dejavi, o asa branca o rio transbordando, parece brincadeira, mas o rio nunca baixa esse volume e não estamos mais no período de cheias.esse rio Poty é cinzento mesmo, mas depois daquele acidente ele ficou meio avermelhado. Não gosto da cor vermelha, não gosto do barulho que ele faz semelhante a gritos!
Ah! Toda vez que estou indo a faculdade, exatamente quando estou sobre a ponte do Poty, me recordo do acidente, parece que as pessoas que estavam naquele carro ainda estão gritando, acho que estou ficando parnoico, pois não consigo esquecê-lo. Foi muito triste! Não aguento mais essas dores que sinto na cabeça, acho que estou com problemas de vista, sempre quando estou lendo, minha cabeça dói, tudo isso depois daquele acidente.
No dia daquela tragédia lembro-me de muitas pessoas ao redor, trinta minutos após tudo o que havia acontecido, civis, PMs, bombeiros principalmente. Havia muitas pessoas envolvidas no acidente no meio da ponte do Poty, e sangue muito sangue! Umas vinte pessoas. As vinte pessoas caíram no rio era esse o número aproximado de pessoas que havia dentro do ônibus.
Todo dia tenho um sonho. Tenho esse mesmo sonho há três anos e meio, isso depois daquele acidente inesquecível do ano de 2009.
Tenho que confessar que adoro ir à faculdade, mas não entendo por que meus professores insistem na mesma aula. Acho que estou com algum problema de saúde, sinto dores na cabeça e coluna e sempre ouço vozes, choros e parece que a cada dia esses choros e vozes se intensificam, as minhas mãos estão sempre quentes. Tão quentes! Além de acordar cedo, sinto dores terríveis nas costas e tenho que tomar banho gelado e isso é terrível. Tenho que consultar o médico estou sentindo calafrios, sempre sinto isso, mas o mais me intriga são as mãos quentes, muito quentes.
Acho que adquiri um trauma depois que presenciei aquele acidente, aliás, eu nem vi o acidente direito, mas ouvia muitos gritos e sentia calafrios, pessoas falando eu indo para casa.
Todos os dias passo inúmeras vezes sobre a ponte e não compreendo, pois a realidade muda; às vezes sinto que estou parado sobre ela. A ultima vez que passei... . Minhas mãos! Não estão mais quentes, acho que estou melhorando, mas a quentura que sentia, agora sinto uma falta grande, pois desde então, elas ficaram frias, muito frias! E agora o que era desagradável me faz falta.
Não me recordo de onde deixei meus cadernos e livros e nem meus documentos, nem me recordo direito se eu peguei o ônibus.
Estou preocupado, pois dede aquele dia do acidente minha mãe nunca mais me ligou coisa que ela faz com frequência, e já estou ficando preocupado com ela, pois tenho o dever de filho de acolhê-la e recompensá-la por tudo que fez e faz por mim. Hoje iremos às cinco aulas de costume, mas, irei sair maia cedo, o professor dos dois últimos horários é terrível não gosto dele. Nunca saio mais cedo da aula e quando saio esse ônibus atrasa.
É muito interessante, após ter pegado aquele ônibus, me arrependi, não costumava matar aula. Próximo da ponte do Poty havia muitas pessoas desesperadas, pois um carro havia batido e matado algumas pessoas, minha curiosidade foi maior e decidi verificar não apenas de soslaio, mas, in loco, o carro estava esmagado, cinco pessoas dentro me parecem que mortas, entrei em desespero e tentei ajuda-las, quando me dei conta estava no meio da ponte e outro carro desgovernado colide comigo. Passaram-se três anos e meio com minhas mãos envoltas nas mãos que mantiveram quentes e me apoiaram em tudo, três anos e meio de choros e lamentos de amor em cima de mim e não acordava.
Hoje eu acordei em um leito de hospital, e só o que tinha era a notícia de minha mãe morta, depois de tanto ter esperança de me abraçar ainda em vida e não suportou. Não chorei, não poderia perder tempo; não poderia imaginar a vida sem minha mãe e a realidade de fracasso de não tê-la ajudado em vida. Hoje morro! Hoje vivo e finalmente a encontro na mesma ilusão em que me encontrava a encontro; ela me diz, finalmente acordou meu filho, me abraça e aquece minhas mãos novamente.
Descansamos juntos, na imaginação da vida na morte numa felicidade infinita que a própria realização da vida na matéria não poderia realizar. Minha mãe, minha vida o que a vida separou a morte uniu.







*Acadêmico de Enfermagem da FACD e aluno do curso de extensão em espanhol da UFPI.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

solo yo

Volver y cambiar en todo
Cambiar y conocerte mejor
Amarme a mi por primero
¿No puedo solo vivir para mí?



Ayudame a sanar las heridas que hiciste
Quiero sanarlas, no quiero sacrificarme
La vida es mejor sin ti; quiero tus manos.
¿Puedo vivir sin tus manos calientes?


Tengo que pensar solo en yo por primero
Cambiar solo yo y no a ti
No puedo cambiar. ¡Ayúdame!


Quiero sentirme egoísta, lo soy.
Contigo soy solo, sin ti soy solo.
Solo yo, solo yo y siempre solo.





*Acadêmico de Enfermagem da FACD e aluno do curso de extensão em espanhol da UFPI.

A ARTE DE CUIDAR: UMA PALESTRA PARA TODO PROFISSIONAL DA SAÚDE VER

O médico professor JOSÉ EDUARDO DE SIQUEIRA esteve em Teresina dia 10 de junho, última quarta feira com palestra no salão do livro piauiense (salipi), com o tema, A ARTE DE CUIDAR. Iniciou a palestra com uma citação de H. Jonas que dizia: ciência e tecnologia deram a razão um poder sem medida, mas fizeram isso numa condição de profundo vazio ético.
Siqueira salientou que a desumanização do profissional da saúde tem sido fator fundamental na cura de inúmeras patologias e que tais ações podem danificar ainda mais o interrelacionamento entre profissional da saúde e cliente (paciente). Ele afirmou que uma grande maioria dessa área não olha o cliente e sim a tecnologia, o equipamento que substitui o raciocínio, impedindo a relação medico – paciente.
O palestrante foi exímio em suas palavras, indicando que na maioria das patologias estão relacionadas com problemas emocionais, o que caracterizou como catástrofe relacional. Disse ainda que uma parte da culpa desse tipo de relacionamento médico está associada com o professores no ato de ensinar.
O professor Siqueira disse que para ser médico não basta saber apenas medicina e sim caridade, com o acolhimento do outro, desdenhando a tecnologia e se voltando diretamente à análise do sintoma do paciente, deixando de ser analfabetos emocionais.
José contou sobre uma pesquisa da UNESCO feita com estudantes de medicina que humilhavam gays, prostitutas e travestis. E ouvindo tais jovens de classe média alta sobre a percepção ao fazerem isso; eles disseram que era melhor do que depredar o bem público e destruir orelhões na rua. Isso é o corpo virando mercadoria, a coisificação do ser humano.
Sendo assim, o palestrante respondeu algumas perguntas e foi parabenizado pela palestra. Oxalá que os profissionais de saúde se tornem mais humanos e menos gananciosos, e não apenas eles, mas todos os profissionais de todas as áreas.
O doutor Siqueira está de parabéns, volte sempre doutor.

Por Dário Heider.

SALIPI: UMA PIAUENSE NOS STATES

A doutora Ismênia Sales, professora da AIR FORCE ACADEMY, Colorado EUA, se encarregou da palestra sobre LITERATURA PENINSULAR, onde apresentou aos intelectuais das letras de Teresina o autor romancista espanhol BENITO PÉREZ GALDÓS, que foi a pessoa de estudo para a conclusão da tese de doutorado dela.
Depois de ter partido aos 17 anos para a argentina e seguido para os Estados Unidos Sales retorna ao Piauí. Ismênia em sua pesquisa teve que viajar para a Espanha para pesquisar na Biblioteca Nacional de Madrid, onde é permitida somente a entrada de pesquisadores. Visitou a casa do artista em Las Palmas nas Ilhas canárias e lugares onde ele gostava.
Sales trabalhou em sua pesquisa in locus por seis meses e em média sete horas por dia, estudando os manuscritos do autor. Pérez nasceu em 10 de maio de 1843 e faleceu aos 04 de janeiro de 1920. A mãe queria que o filho fosse advogado, mas a influência de Miguel de Cervantes, Balzac e outros o fizeram romancista, aliando em sua obra critica social e ficção, além de se encontrar diversas citações bíblicas.
Galdós viveu sozinho por toda a vida, mas deixou uma filha chamada Maria. Ele não foi apenas um escritor sobre a reflexão da sociedade espanhola, mas um autor completo, criando mais de 500 desenhos de seus personagens, sendo artista plástico e dramaturgo.
Enfim, a professora Sales depois da apresentação, foi louvacionada por todos, além de estar acompanhada por sua família e alunos norte americanos. Parabéns doutora Ismênia, continue elevando-se em conhecimentos e engrandecendo o estado do Piauí.

Por Dário Heider

PALESTRA MAGNÍFIAS DO SALIPI: O EROTISMO NA LITERATURA POR ASSIS BRASIL

O salão do livro piauiense (salipi) tem uma vasta programação em sua 7ª edição e uma dessas maravilhas, são as palestras gratuitas que se seguem durante a semana cultural no horário das 14:00 às 16:00 horas. No último dia 09 do mês de junho um dos palestrantes foi o grande escritor piauiense Assis Brasil que se encarregou de explanar sobre o tema: “O EROTISMO NA LITERATUA”.
Brasil se referiu ao erotismo literário como uma magnífica fonte de inspiração e citando diversos autores nacionais e internacionais fez da palestra um fantástico bate-papo, respondendo sapientissimamente todas as perguntas direcionadas. Depois de narrar diversas visitas a dezenas de prostíbulos pelo Brasil e a percepção da infância nesses ambientes, Assis foi indagado sobre a erotização precoce onde respondeu... “o capitalismo vulgariza o amor com a pornografia e o lucro...” criticando a exploração sexual infantil e a indústria de filmes pornográficos.
Ainda sobre o tema discutiu sobre os diversos aspectos morais que podem gerar esse abuso do sexo para o lucro e a pobreza foi um dos fatores, contudo citou a Suécia como um país desenvolvido e com uma das menores taxas de desemprego do mundo, mas isso não impede que também tenha uma das maiores taxas de prostituição; indagou-se então “... seria isso a genética, tendência?...”.
Depois de falar sobre a desumanização da tecnologia e a reumanização do amor, comentou sobre sua antologia poética e do seu romance inacabado que poderá se chamar “A CURA PELA VIDA” OU “A FACE OBSCURA DE ALAN PAUL”, mas não se deteve em detalhes.
"A LITERATURA É FEITA DE GUETOS CULTURAIS" (ASSIS BRASIL).


Por Dário Heider

PALESTRA MAGNÍFIAS DO SALIPI: O EROTISMO NA LITERATURA POR ASSIS BRASIL

O salão do livro piauiense (salipi) tem uma vasta programação em sua 7ª edição e uma dessas maravilhas, são as palestras gratuitas que se seguem durante a semana cultural no horário das 14:00 às 16:00 horas. No último dia 09 do mês de junho um dos palestrantes foi o grande escritor piauiense Assis Brasil que se encarregou de explanar sobre o tema: “O EROTISMO NA LITERATUA”.
Brasil se referiu ao erotismo literário como uma magnífica fonte de inspiração e citando diversos autores nacionais e internacionais fez da palestra um fantástico bate-papo, respondendo sapientissimamente todas as perguntas direcionadas. Depois de narrar diversas visitas a dezenas de prostíbulos pelo Brasil e a percepção da infância nesses ambientes, Assis foi indagado sobre a erotização precoce onde respondeu... “o capitalismo vulgariza o amor com a pornografia e o lucro...” criticando a exploração sexual infantil e a indústria de filmas pornográficos.
Ainda sobre o tema discutiu sobre os diversos aspectos morais que podem gerar esse abuso do sexo para o lucro e a pobreza foi um dos fatores, contudo citou a Suécia como um país desenvolvido e com uma das menores taxas de desemprego do mundo, mas isso não impede que também tenha uma das maiores taxas de prostituição; indagou-se então “... seria isso a genética, tendência?...”.
Depois de falar sobre a desumanização da tecnologia e a reumanização do amor, comentou sobre sua antologia poética e do seu romance inacabado que poderá se chamar “A CURA PELA VIDA” OU “A FACE OBSCURA DE ALAN PAUL”, mas não se deteve em detalhes.

"



Por Dário Heider

sábado, 30 de maio de 2009

Captopril e dica do dia para o hipertenso

A hipertensão é uma disfunção na pressão arterial que acomete centenas de milhares de pessoas no mundo. Alguns medicamentos como o captopril são utilizados para que haja o controle nesse tipo de disfunção, por ser um IECAs ou inibidores da enzima de conversão da angiotensina. Algumas taticas inteligentes e fáceis podem controlar com sucesso os picos do hipertenso, como: uma dieta pobre sal, gorduras e rica em frutas e verduras além de exercícios físicos. Tais procedimentos podem ajudar e muito a melhorar a vida do hipertenso

terça-feira, 26 de maio de 2009

O TREINAMENTO DE RESISTÊNCIA APRIMORA MUITO A FORÇA MUSCULAR

Se os músculos são exercitados sem qualquer carga,até mesmo por várias horas, ocorrerá pouco aumento da força. Se os músculos são contraidos por pelo menos 50% da força máxima por poucas vezes por dia três vezes na semana, ocorrerá aumento ótimo na força muscular e a massa muscular também aumenta, pelo processo denominado hipertrofia muscular. A maior parte da hipertrofia é causado pelo aumento da fibra muscular, porém o número de fibras só aumenta moderadamente. (FONTE: GUYTON E HALL 10ª ED)

terça-feira, 19 de maio de 2009

MEUS 0,03 CENTAVOS

VOCÊ JÉ SE DEPAROU NO CAIXA DE SUPERMERCADO EM LOCAL DE PAGAMENTO DE CONTAS E O CAIXA NÃO LHE DEVOLVE OS 3 OU 4 CENTAVOS POR NÃO TER TROCO? OU MESMO NÃO PASSAR SUAS COMPRAS PORQUE VOCÊ TAMBÉM NÃO OS TEM? ISSO É UMA REALIDADE, E COM ESSE ATO MILHARES DE CENTAVOS OU MESMO MILHÕES DE CENTAVOS SÃO DEIXADOS NO COMÉRCIO, SENDO QUE O LUCRO SEMPRE FICA COM O DONO DE ESTABELECIMENTO. PROCURE SEUS DIREITOS, NÃO DEIXE SEUS PRECIOSOS CENTAVOS, PEÇA SEU TROCO É DIREITO SEU. SAIBA QUE DE CENTAVO EM CENTAVOS SE FEORMAM MILHÕES.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

12 de Maio - Dia Mundial do Enfermeiro


12 de Maio - Dia Mundial do Enfermeiro. Saiba mais sobre este profissional da saúde
Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro, em referência a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. Já no Brasil, além do dia do enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40 em homenagem a dois grandes personagens da enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Anna Nery, enfermeira brasileira e primeira enfermeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

BIBLIOTECA DIGITAL: CONFIRA

A UNESCO está disponibilizando um acervo incrível de livros, fotos e mapas de todas as épocas e países do mundo. A novidade é que recentemente o sitio adquiriu do governo brasileiro fotografias dos monarcas e o destaque é a da Imperatriz Teresa Cristina, confira no link a seguir. http://www.wdl.org/pt/item/209/